Edge testa alteração na forma como se fecha a última aba do navegador

Edge testa alteração na forma como se fecha a última aba do navegador

Normalmente, quando se fecha a última aba do Edge, o navegador automaticamente fecha a janela principal do mesmo. Mas parece que a Microsoft encontra-se a testar uma forma alternativa, onde invés da janela do navegador fechar por completo, é aberta uma aba secundária.

Conforme verificado por alguns utilizadores do Edge na versão Insider, nomeadamente na Dev e Canary, com as atualizações recentes, quando se fecha a última aba do navegador, invés da janela do mesmo ser também fechada, é colocado em foco uma nova aba.

Isto ocorre apenas quando se fecha diretamente a aba, sendo que a janela ainda pode ser totalmente fechada ao pressionar o “X” no canto superior direito.

Esta ideia, no entanto, não é algo propriamente novo. O Firefox também permite que os utilizadores possam configurar esta funcionalidade, onde uma nova aba é colocada em foco no ecrã quando se fecha a última aberta.

Ao mesmo tempo, esta funcionalidade foi algo que alguns utilizadores do Edge criticaram quando o navegador foi lançado pela Microsoft, mas quatro anos depois, parece que a empresa alterou as ideias.

De momento esta funcionalidade ainda se encontra em testes, pelo que nem todos os utilizadores podem ter acesso à mesma. É possível “forçar” a ativação da funcionalidade com a flag “–enable-features=msSpawnNtpOnLastTabClose”, criada num atalho do Edge.

De momento ainda se desconhece se a novidade vai chegar para todos os utilizadores ou quando.