Fabricante rival da Nvidia na China revela nova placa gráfica focada para IA
Apesar de a NVIDIA ser uma das maiores fabricantes de placas gráficas no mercado, na China, uma das suas maiores rivais é a Moore Threads. E recentemente, esta revelou uma nova aposta no mercado, para rivalizar com as placas da empresa focadas para o setor da IA.
A fabricante chinesa revelou recentemente a sua nova placa MTT S4000, focada para centros de dados e com uso em ambientes de inteligência artificial. Esta placa conta com características que a tornam perfeitas para aproveitar o melhor desempenho possível do hardware, em tarefas de IA e para modelos LLM.
A MTT S4000 conta com 48 GB de VRAM GDDR6, que a empresa garante ser 50% mais rápida que as gerações anteriores. A arquitetura MUSA da fabricante também foi atualizada para a segunda geração, com vista a fornecer ainda mais desempenho.
A placa conta com uma largura de banda de memória nos 768 GB/s, mas ainda se desconhecem detalhes sobre o TDP e os cores de GPU.
A empresa compara-se diretamente com a NVIDIA, indicando que a sua placa promete desempenhos superiores aos registados com as placas Tesla de 2018. No entanto, ainda fica atrás de modelos como as gerações Ampere e Ada Lovelace.
Apesar disso, para o mercado da China, a aposta da MooreThreads certamente que pode ser interessante, ainda mais quando começam a aumentar as sanções por parte do governo dos EUA contra entidades na China, que tornam difícil o acesso a novas tecnologias focadas para uso em IA.