IA é agora capaz de identificar locais onde fotos foram capturadas

IA é agora capaz de identificar locais onde fotos foram capturadas

A IA tem vindo a ser aplicada em vários setores, e com potencial para melhorar drasticamente o futuro. Recentemente, um grupo de estudantes da Universidade de Stanford revelou um novo projeto onde usa a IA para, a partir de uma foto, conseguir identificar o local onde a mesma foi retirada.

A ferramenta, apelidada de Pigeon, usa IA para analisar os detalhes da foto, e com isso encontrar o local aproximado de onde a mesma foi capturada. O modelo de IA que os estudantes criaram analisa várias fontes externas para, a partir das mesmas, identificar o local – entre os locais de onde são recolhidos dados encontra-se o Google Street View.

De acordo com os estudantes, a ferramenta é capaz de identificar o pais correto em 95% dos casos, e é capaz de identificar o local com um raio de 40 KM. A ideia dos estudantes partiu de um jogo conhecido como GeoGuessr.

O GeoGuessr consiste em apresentar uma foto de um local especifico, sem dizer aos utilizadores onde é, e estes devem guiar-se apenas pela foto para identificar o local aproximado onde esta se encontra. Existem grupos de utilizadores que são capazes de identificar os locais com apenas alguns segundos.

A ideia dos estudantes será idêntica, mas usando IA para a tarefa. A IA analisa a imagem, e tendo essa como base descobre os locais mais aproximados de onde esta pode ter sido capturada.

Os autores do projeto afirmam que a sua base de dados é relativamente pequena, o que torna o feito ainda mais surpreendente tendo em conta a precisão dos resultados.