Firefox para Android agora suporta mais de 450 extensões

Firefox para Android agora suporta mais de 450 extensões

Os utilizadores do Firefox em Android possuem agora uma das atualizações mais antecipadas dos últimos tempos. Finalmente será possível instalar mais de 450 extensões no navegador a partir dos dispositivos móveis.

Foi hoje confirmado pela Mozilla que a nova versão do Firefox para Android começou a receber suporte para uma vasta quantidade de extensões, disponíveis na plataforma da empresa.

A entidade afirma que esta marca o ponto de abertura de um novo ecossistema, onde os programadores são livres de criarem as suas extensões para o navegador, e de partilharem as mesmas tanto em desktop como em dispositivos móveis.

A ideia será ajudar os utilizadores a terem novas formas de personalizar e usar os seus navegadores, independentemente dos dispositivos onde se encontrem.

Vicky Chin, vice-presidente de Engenharia do Firefox, afirma que “Estamos entusiasmados por trazer esta experiência para o Firefox para Android, onde somos o único grande navegador Android a suportar um ecossistema de extensões aberto. Nos próximos meses, planeamos disponibilizar mais extensões para que as pessoas possam escolher e personalizar a sua própria experiência de Internet móvel.”

As extensões dos navegadores são uma parte muitas vezes vista como “essencial” pelos utilizadores, para melhorar e otimizar a experiência de uso de cada navegador. No entanto, a maioria apenas se encontrava disponível em desktop.

O Firefox torna-se um dos primeiros navegadores a suportar um vasto leque de extensões no ambiente do Android, dando mais opções de escolha para os utilizadores finais.

No entanto, o Firefox tem vindo a registar algumas quedas de uso no mercado, e ainda conta com uma pequena percentagem de utilizadores focada em smartphones – os dados mais recentes da empresa StatCounter apontam que existem menos de 0,5% de smartphones com o Firefox instalado.