GCam 9.1 já se encontra disponível para dispositivos além do Google Pixel

GCam 9.1 já se encontra disponível para dispositivos além do Google Pixel

Os sensores que os smartphones atualmente usam são certamente importantes a definir a qualidade das fotos e vídeos, mas existe também a vertente do processamento das imagens via o software, que pode definir consideravelmente a qualidade final dos conteúdos.

É exatamente nisso que a Google é boa com os seus dispositivos da linha Pixel. Mesmo que não tenham os sensores mais avançados no mercado, a aplicação da GCam presente no sistema é que trata de melhorar consideravelmente a qualidade das fotos via processamento de software.

Infelizmente, esta aplicação não se encontra acessível para todos os dispositivos, mas é possível de usar uma APK modificada para usar a mesma em mais equipamentos. E recentemente, a versão da GCam 9.1, presente no Pixel 8 Pro, já se encontra disponível.

A aplicação da Câmara da Google encontra-se agora disponível na sua versão modificada, para funcionar em mais dispositivos do que apenas os da Google. Os interessados podem descarregar a APK aqui.

De notar que esta versão trata-se de uma modificação, portanto é possível que não funcione corretamente em todos os equipamentos. E em alguns, pode funcionar, mas o processamento das imagens pode ter erros ou acabar por ter uma qualidade inferior à câmara padrão do sistema.

Isto normalmente é corrigido com o uso de ficheiros de configuração específicos para cada dispositivo, mas tendo em conta que se trata de uma versão recente da Câmara da Google, ainda não existem muitas configurações para a mesma. Ainda assim, os utilizadores interessados podem tentar instalar o APK para ver se faz diferença.