Google apresenta pedido formal às autoridades no Reino Unido contra a Microsoft
A Google encontra-se a iniciar uma nova batalha com a Microsoft, desta vez associada com as plataformas cloud. Recentemente a Google terá oficialmente contactado as autoridades reguladoras do Reino Unido, de forma a analisarem as práticas e dominância da Microsoft no mercado cloud.
Esta não é a primeira vez que a Google lança uma acusação formal contra a Microsoft, pelas suas práticas no mercado. No início deste ano, a empresa tinha contactado também a FTC, por medidas similares nos EUA, indicando que a Microsoft estaria a usar práticas abusivas para prejudicar os rivais no mercado do cloud.
A Google acusava diretamente a Microsoft de usar práticas que colocavam as suas rivais em prejuízo. Ao mesmo tempo, no caso das autoridades do Reino Unido, esta também não é a primeira vez que as mesmas recebem formalmente notificações para estas práticas.
Numa das acusações da Google, a empresa refere que o modelo de licenciamento da Microsoft deixa os clientes sem forma de usarem plataformas de empresas rivais, mesmo que estes pretendam.
A Google deixou ainda algumas recomendações para as autoridades do Reino Unido verificarem, como é o caso da Microsoft forçar os seus clientes a usarem os produtos da empresa, sem interligação com outras plataformas, e a forma como esta aplica as suas medidas para igualmente impedir que os mesmos alterem as suas contas para outras plataformas.
De momento, a CMA, autoridade da competição no Reino Unido, ainda não deixou nenhum comentário sobre o caso.