Google confirma que existem mil milhões de utilizadores com RCS ativo

Google confirma que existem mil milhões de utilizadores com RCS ativo

A Google tem sido uma das empresas que mais incentiva o uso do RCS como o futuro do sistema de mensagens, e isso verifica-se na sua aplicação de Mensagens da Google. A pensar nisso, a plataforma revelou agora alguns detalhes sobre a tecnologia, e sobretudo como esta se encontra integrada no mercado.

De acordo com a Google, atualmente existe mais de mil milhões de utilizadores com o sistema de mensagens RCS ativo no Google Message, o que confirma que a popularidade da função está em alta.

Esta novidade surge poucos dias depois da Apple ter confirmado que, eventualmente no futuro, vai começar a suportar mensagens RCS diretamente do iOS, algo que era visto como a última “falha” para que mais utilizadores não adotassem o sistema.

A par com isto, a Google também revela agora algumas novidades para a plataforma, que devem alinhar mais os planos da empresa com a visão da Apple e o ecossistema da mesma.

Para começar, a empresa refere que vai começar a usar IA para melhorar os conteúdos que são apresentados nas conversas, através do novo Photomoji. Esta funcionalidade permite converter rapidamente fotos em stickers, que depois podem ser partilhados diretamente nas conversas dos utilizadores.

Foram ainda adicionados novos temas e efeitos na aplicação, que devem otimizar a experiência dos utilizadores durante o uso da mesma. Existem ainda novos efeitos para as bolhas de conversa, melhorias na personalização dos conteúdos da conversa e outras animações e emojis – alguns dos quais são, curiosamente, bastante similares aos que se encontram no Facebook Messenger.

Existe ainda uma nova funcionalidade de perfis, que permite aos utilizadores rapidamente verificarem informações dos seus contactos, bem como de personalizarem a forma como surgem para terceiros.

Estas novidades encontram-se a ser disponibilizadas para os utilizadores da aplicação de Mensagens da Google de forma gradual, portanto ainda podem demorar alguns dias a surgir para todos os utilizadores.