Google recomenda programadores a terem atenção a requisitos de hardware das apps

Google recomenda programadores a terem atenção a requisitos de hardware das apps

Com o evoluir da tecnologia, os dispositivos móveis também aumentam as suas capacidades de processamento, com hardware mais poderoso. E isto deve-se também a um aumento de apps que tiram proveito desse hardware.

No entanto, a Google parece agora interessada em que os programadores tenham mais atenção na hora de criarem as suas apps, nomeadamente para terem atenção no hardware necessário das mesmas.

Num novo artigo publicado no Android Developer Blog, a Google recomenda que os programadores tenham em atenção os requisitos de hardware desnecessários das suas apps, adaptando as mesmas para tirar o melhor proveito do processamento existente, sem usos desnecessários.

A ideia será que os programadores tenham mais atenção na hora de criarem as suas apps, removendo recursos que não são necessários ou tornando os mesmos “opcionais” invés de serem obrigatórios para o uso das apps. Por exemplo, algumas apps podem requerer permissões para uso da câmara, mas podem não contar com essa funcionalidade como sendo “principal” da mesma – mas sim em alguma função escondida.

Além disso, a empresa recomenda ainda que os programadores tenham em atenção os módulos que integram nas suas apps, e se estes são realmente necessários. Muitas vezes os programadores optam por integrar imediatamente todos os módulos das suas apps diretamente nas mesmas, o que acaba por elevar os recursos necessários para a aplicação.

Por fim, a empresa recomenda ainda que os utilizadores tenham em atenção a forma como as suas aplicações se encontram criadas para uso em ecrãs na vertical ou horizontal, de forma a garantir o correto funcionamento em diferentes sistemas.