Autoridades Russas aplicam multa de 50 milhões de dólares à Google

Autoridades Russas aplicam multa de 50 milhões de dólares à Google

A Google foi recentemente multada na Rússia, pelas autoridades locais, depois de ter sido verificado que a empresa não estaria a remover informações consideradas como falsas pelo governo local – nomeadamente conteúdos associados com a guerra na Ucrânia.

De acordo com a imprensa russa, a Google encontra-se acusada de não seguir as leis locais, que ditam a necessidade de remover conteúdos que sejam considerados como desinformação pelas autoridades locais. Neste caso, a empresa terá sido acusada de não remover esses conteúdos, e como tal, foi aplicada a medida.

A multa das autoridades atinge mais de 50 milhões de dólares.

No entanto, se as autoridades consideram que a multa foi aplicada pela desinformação, existem algumas frentes que apontam que esta é apenas mais uma medida do governo Russo para censurar conteúdos relacionados com o governo local e a guerra na Ucrânia. Nos últimos meses tem vindo a existir uma tensão elevada entre as autoridades russas e várias plataformas na internet, sobretudo motores de pesquisa, devido aos conteúdos partilhados nas mesmas.

A ter em conta que esta não é a primeira vez que a Google é multada na Rússia. Em Julho de 2022 a empresa foi também multada pelas autoridades russas por não remover certos vídeos do YouTube, associados com a guerra com a Ucrânia.

Até ao momento a Google ainda não comentou esta nova medida.