Google revela novo hardware focado para tarefas de IA

Google revela novo hardware focado para tarefas de IA

Não existe como negar que este ano a Inteligência Artificial é o tema do momento, e cada vez mais empresas estão a preparar as suas próprias tecnologias adaptadas para tal. A Google não é exceção, e durante o dia de hoje, a empresa deixou mais detalhes sobre o que esperar para o futuro.

A empresa confirmou hoje o desenvolvimento do seu novo chip TPU (Tensor Processing Units), apelidado de Cloud TPU v5p, juntamente com o novo AI Hypercomputer para o Google Cloud.

Começando pelo Cloud TPU v5p, este é um dos chips mais avançados da empresa para o processamento de modelos de IA. A Google afirma que, com o aumento do uso de modelos de IA, e da sua complexidade, é necessário hardware que acompanhe os mesmos. O Cloud TPU v5p fornece um excelente desempenho para o treino, processamento e execução de modelos de IA de elevada escala.

Ao mesmo tempo, este modelo é consideravelmente mais avançado do que as gerações anteriores do V5e e V4, contando com uma velocidade de processamento de dados ainda mais elevada, usando um sistema desenvolvido inteiramente pela Google. Este é capaz de treinar modelos LLM até 2.8 vezes mais rápido que os TPU v4.

Quanto ao AI Hypercomputer para o Google Cloud, este permite aos utilizadores terem acesso rapidamente a todas as ferramentas que necessitam para o processamento de dados de modelos LLM, com o uso de software open source e focado para o desempenho.

O AI Hypercomputer usa a tecnologia Jupiter, da Google, que é implementada nos centros de dados da empresa e otimizado para o melhor desempenho possível.

A Google garante ainda o suporte para frameworks como a JAX, PyTorch e TensorFlow.

De notar que esta revelação surge no mesmo dia em que a empresa também confirma a chegada do seu novo modelo de IA, o Gemini, que deverá fornecer consideráveis melhorias para o tratamento de dados nas várias plataformas de IA da empresa.