Grupo de ransomware Akira confirma ataque à Nissan

Grupo de ransomware Akira confirma ataque à Nissan

Recentemente surgiram rumores que a Nissan Austrália teria sido alvo de um ataque de ransomware. E agora conhecem-se mais detalhes sobre a origem do mesmo.

O grupo de ransomware Akira confirmou ter sido o responsável pelo ataque, estando agora a disponibilizar os dados roubados. De acordo com o grupo, este afirma ter roubado mais de 100 GB de dados pertencentes à entidade.

A empresa terá sido contactada pelo grupo para realizar o pagamento do resgate e evitar a divulgação dos dados roubados, mas tendo em conta a indicação no site do grupo, estas negociações parecem ter terminado sem um acordo. Como tal, o grupo encontra-se agora a ameaçar divulgar os dados roubados.

Por entre as informações alegadamente roubadas encontram-se documentos internos da empresa, informações de projetos e outras similares, juntamente com dados de parceiros e clientes da empresa.

dados da nissan

O grupo Akira começou a ganhar destaque em Março de 2023, e desde então tem vindo a realizar ataques contra várias entidades. O grupo tem intensificado os seus ataques mensais, e conta com uma lista de algumas entidades de relevo.

De relembrar que a Nissan tinha confirmado que foi vítima de um ciberataque em 5 de Dezembro, na altura sem avançar muitos detalhes sobre a origem do mesmo. A empresa ainda se encontra a restaurar alguns dos sistemas que foram alvo do ataque e a investigar o mesmo, portanto mais informações podem vir a ser reveladas em breve.