Hacker que divulgou imagens de GTA 6 condenado a ficar detido no hospital

Hacker que divulgou imagens de GTA 6 condenado a ficar detido no hospital

Em setembro de 2022, um hacker conhecido como “teapotuberhacker” publicou um conjunto de imagens do desenvolvimento de GTA VI. Hoje, as autoridades confirmaram os detalhes da sentença para o mesmo.

Arion Kurtaj, de 18 anos, foi condenado no Reino Unido a manter-se no hospital de forma indefinida por ter partilhado imagens e vídeos do jogo da Rockstar Games, tendo invadido os sistemas da empresa para tal.

De acordo com a BBC, Kurtaj foi considerado como incapaz de comparecer em tribunal, devido a um caso extremo de autismo. Como tal, o mesmo irá manter-se no hospital por tempo indefinido, até que o mesmo não seja considerado como um perigo para outros ou para o mesmo.

Kurtaj era membro do grupo conhecido como Lapsus, que realizou ataques a grandes entidades como a NVIDIA. As autoridades tinham detido o mesmo na altura, mas ainda sobre custódia da polícia, o hacker usou a TV do quarto no seu hotel, com uma Amazon Fire TV Stick, para atacar a Rockstar Games e roubar os dados do próximo jogo.

A Rockstar Games afirma que o ataque custou à empresa mais de 5 milhões de dólares, juntamente com milhares de horas de trabalho da equipa. Na altura, a Rockstar Games demonstrou-se desapontada com o ataque, que deu também a primeira indicação de que GTA 6 estaria em desenvolvimento – na altura, isso ainda era desconhecido.

Em tribunal, a defesa de Kurtaj demonstrou que o sucesso do trailer de GTA 6, revelado recentemente, comprova que o ataque do mesmo não teve grande impacto para a editora, e que isso deve ser considerado para a sentença final.