Intel revela 5ª geração de processadores Xeon com foco em IA

Intel revela 5ª geração de processadores Xeon com foco em IA

A Intel revelou durante esta semana a sua nova geração de processadores, e obviamente, o foco em Inteligência Artificial encontra-se presente nos mesmos. Em concreto encontra-se os novos processadores Xeon de 5ª geração, que a empresa garante contarem com um desempenho consideravelmente mais elevado que as gerações anteriores.

De acordo com a empresa, a nova arquitetura dos processadores permite que estes tenham até 84% mais desempenho que a 3ª geração dos processadores da mesma linha. Esta geração é conhecida como “Emerald Rapids”, sendo composta por 32 modelos de processadores diferentes, distribuídos pelas categorias “Bronze”, “Silver”, “Gold” e “Platinum”.

Os modelos mais avançados podem contar com até 64 cores e 320 MB de cache, sendo que a Intel garante melhorias de desempenho em 21% sobre a mesma potência térmica, acompanhado de melhorias de 36% por watt.

Os novos processadores contam ainda com uma nova arquitetura, que permite integrar coprocessadores de inteligência artificial em todos os cores existentes. A Intel garante que estes são os únicos processadores focados para centros de dados que possuem aceleração de IA integrada, e garantem 42% mais desempenho neste género de tarefas.

detalhes dos processadores xeon intel

Os chips encontram-se ainda preparados para suportar as RAMs mais recentes no mercado, com formato DDR5 de até 5.600 MT/s.

O modelo mais avançado da linha será o Xeon Platinum 8593Q, que conta com 64 cores, e um clock final de 3.9 GHz, juntando ainda um TDP de 385W. A Intel afirma que este processador encontra-se preparado para tarefas focadas em IA, como no uso de PyTorch e TensorFlow.

Além dos novos processadores, no mesmo evento, Pat Gelsinger, CEO da Intel, também deixou detalhes sobre a futura geração dos aceleradores de inteligência artificial da marca. Conhecido como Gaudi 3, este terá foco em aprendizagem de modelos e execução de tarefas de IA em larga escala.

Esta tecnologia encontra-se a ser criada pela empresa para rivalizar com a atual líder do mercado, a NVIDIA.