Linux pode receber o seu próprio “ecrã azul” para erros

Linux pode receber o seu próprio “ecrã azul” para erros

Os utilizadores do Windows certamente devem reconhecer o ecrã azul – BSOD – que por vezes surge no sistema quando algo corre verdadeiramente mal. Parece que esse ecrã agora vai também chegar ao Linux…

De acordo com o portal Phoronix, o Linux encontra-se a preparar para receber o seu próprio “ecrã azul”, sendo que a mais recente versão do systemd para sistemas Linux conta com um novo comando systemd-bsod, o qual é capaz de criar uma imagem gráfica do ecrã de erro.

Tal como acontece no caso do Windows, o “ecrã azul” do Linux será usado como último ponto de falha, a indicar que um erro ocorreu no sistema e fornecendo mais informação sobre a origem do mesmo.

Num dos exemplos, caso o sistema falhe no arranque, este iria apresentar a mensagem de erro em ecrã completo, juntamente com um QR code para fornecer mais informação sobre a falha.

De momento, o systemd-bsod ainda se encontra numa fase experimental, e a lista de alterações no GitHub indicam que ainda pode vir a sofrer alterações. No entanto, o systemd é uma parte fundamental de praticamente todas as distribuições de Linux, portanto não seria de estranhar ver este ecrã a surgir em algumas versões para o próximo ano.