Microsoft vai descontinuar o Windows Mixed Reality

Microsoft vai descontinuar o Windows Mixed Reality

Em meados de Janeiro de 2015, quando a Microsoft lançou oficialmente o Windows 10, uma das grandes novidades do sistema encontrava-se no que a empresa considerava ser o “futuro”, com a chegada também da plataforma do Windows Holographic.

Esta plataforma iria integrar o Windows 10 com as funcionalidades do Microsoft HoloLens, para criar uma experiência de realidade aumentada no Windows. Na altura, o CEO Satya Nadella afirmava que esta plataforma poderia vir a ser tão importante como o botão Iniciar do Windows.

Em 2017, a plataforma alterou de nome do “Windows Holographic” para “Windows Mixed Reality”.

Se olharmos para a atualidade, a Microsoft não estava inteiramente errada sobre o futuro da realidade virtual, sendo que esta possui algum impacto no mercado atual. Mas infelizmente, o Windows não é propriamente a plataforma que se pensa quando se fala de RV.

Talvez por isso mesmo não seja de surpreender que a Microsoft agora se encontre a descontinuar o Windows Mixed Reality. Na mensagem deixada no site da empresa, o Windows Mixed Reality encontra-se agora descontinuado do Windows 10 e Windows 11, sendo que deve ser inteiramente removido do sistema durante as próximas atualizações.

Além da descontinuação da plataforma, também a app Mixed Reality Portal deixará de receber atualizações, bem como a Windows Mixed Reality for SteamVR e Steam VR Beta.

De notar que isto não impede que os utilizadores usem os seus dispositivos de Realidade Virtual dentro do Windows, caso tenham aplicações das entidades dos mesmos para tal. A medida aplica-se apenas à plataforma que a Microsoft pretendia que fosse nativa do Windows.