Realme GT5 Pro permite o desbloqueio usando a palma da mão

Realme GT5 Pro permite o desbloqueio usando a palma da mão

Em tempos, a LG – quando ainda produzia smartphones – tentou lançar no mercado uma ideia nova para os utilizadores desbloquearem os seus dispositivos, usando apenas as palmas das mãos.

Na altura com o LG G8 ThinQ, a funcionalidade foi apelidada de “Hand ID”, uma clara referência ao “Face ID” da Apple. No entanto, a tecnologia encontrava-se a dar os primeiros passos nessa vertente, e o funcionamento do sistema estava longe de perfeito.

Apesar de a LG ter saído do mercado dos smartphones, parece que esta tecnologia não ficou inteiramente perdida. Aparentemente a Realme encontra-se a trabalhar para integrar a mesma no seu futuro Realme GT5 Pro.

A empresa confirmou que o dispositivo vai usar a sua câmara frontal, em conjunto com outros sensores, para identificar a palma dos utilizadores e desbloquear o equipamento. A Realme afirma que o desbloqueio com a palma da mão é mais rápido que usando o rosto, embora ainda se desconheça se será mais seguro.

Realme GT5 Pro verificação da palma da mão

A câmara frontal é usada para identificar os padrões da palma das mãos, e assim confirmar que é o utilizador a aceder ao dispositivo. Ao mesmo tempo, este sistema deve ainda usar os sensores frontais para identificar quando o utilizador se encontre com a palma próxima do ecrã.

De notar que a Realme não se encontra a substituir os outros métodos de autenticação no dispositivo, como a leitura de impressão digital – que ainda se encontra disponível para quem pretenda. Esta parece ser mais uma opção adicional de segurança.

Além disso, o Realme GT5 Pro pode usar esta funcionalidade também para vários gestos, que podem resultar em diferentes ações dentro do sistema. Por exemplo, existem gestos para navegar pelas aplicações recentes, ou para fechar uma app. Usar a mão aberta com três dedos pode permitir a captura do ecrã.

Ainda resta saber se a tecnologia possui o mesmo potencial de ser usada em larga escala, algo que estaria nas ideias da LG no passado, ou se irá ser mais um “extra” que nem todos vejam como útil ou seguro.