Valve recomenda utilizadores a não “cheirarem” a Steam Deck

Valve recomenda utilizadores a não “cheirarem” a Steam Deck

Os novos utilizadores da Steam Deck parecem estar a aderir a uma tendência, que até obrigou a Valve a deixar uma nota de alerta para o risco para a saúde.

Recentemente, a partir do Reddit, alguns utilizadores partilharam a questão se “cheirar” o ar que sai da Steam Deck, nos seus canais de ventilação, é algo seguro. A ideia pode parecer estranha, mas existe um elevado número de utilizadores que aparentam gostar do cheiro que a Steam Deck emite durante o funcionamento.

O cheiro é similar ao que se encontra em novos dispositivos eletrónicos, com os seus metais e plásticos de produção – que de forma natural libertam diferentes odores. No caso da Steam Deck, este cheio sente-se mais intensamente em modelos novos quando estes se encontram em funcionamento.

No entanto, parece que o suporte da Steam encontra-se atento a estas questões, tendo sido deixada uma resposta, onde a empresa desaconselha os utilizadores a cheirarem as suas consolas.

“Tal como acontece com todos os aparelhos eletrónicos, não é recomendável inalar os fumos de escape do seu aparelho”, diz a resposta. “Embora não existam preocupações de segurança com a utilização geral, a inalação direta dos fumos de ventilação do dispositivo deve ser evitada. Compreendemos que pode ser um meme, mas por favor abstenha-se deste comportamento para a segurança da sua saúde.”

De notar que não estamos a falar de “fumos” diretamente, mas sim da ventilação que é gerada dentro da consola, e que tem de sair pelos orifícios da mesma.

A empresa afirma compreender que pode tratar-se de um “meme”, mas não recomenda que os utilizadores o façam.

A nível do potencial perigo para a saúde, não existe nada que cientificamente comprove que este cheiro possa levar a problemas a longo prazo, mas ao mesmo tempo isso também não quer dizer que se deva andar a cheirar os equipamentos eletrónicos todo o dia.

Além disso, o cheiro não é permanente. Como em todos os equipamentos eletrónicos, eventualmente este acaba por se dissipar, conforme o equipamento é usado.