Apple App Store agora permite aplicações de cloud gaming
A Apple tem vindo a realizar várias mudanças na App Store de forma recente, face às novas leis que se encontram a ser aplicadas na União Europeia. Uma das maiores alterações encontra-se na possibilidade de os utilizadores instalarem nos seus dispositivos apps fora da App Store.
No entanto, esta não é a única novidade para a plataforma. Numa altura em que a Apple se encontra também a ser investigada pelas autoridades, agora a App Store permite que sejam enviadas para a mesma aplicações de cloud gaming, como as apps oficiais da Xbox Cloud Gaming, Geforce NOW e PlayStation Plus.
Até agora, estas aplicações não eram permitidas diretamente na App Store, o que causava incomodo para os utilizadores, que necessitavam de usar o navegador diretamente para acederem às mesmas.
Com uma app nativa, é possível aproveitar-se as funcionalidades totais das plataformas, nos dispositivos móveis. Ao mesmo tempo, esta mudança aplica-se a nível global para a App Store, portanto não será algo que se foca apenas na União Europeia.
Os utilizadores podem agora criar as suas apps para realizarem o streaming de jogos e incluir outras funcionalidades, como o sistema de compras in app da Apple dentro das mesmas. Isto pode também ajudar os utilizadores de dispositivos da Apple a usarem as suas carteiras da empresa para realizar pagamentos nas plataformas de cloud gaming.
De relembrar que a Comissão Europeia encontrava-se a analisar algumas das práticas da Apple relativamente à App Store, de onde se incluía as suas restrições a nível de aplicações focadas para cloud gaming.