Google Chrome agora suporta arquitetura ARM no Windows

Google Chrome agora suporta arquitetura ARM no Windows

Depois de um longo período de espera, o Google Chrome acaba agora de receber suporte oficial na arquitetura ARM64. Isto permite que o navegador tenha pela primeira vez suporte nativo para a arquitetura ARM sob a plataforma do Windows.

Isto vai permitir que o navegador possa tirar total proveito das capacidades desta arquitetura. De notar que a atualização ao suporte encontra-se de momento disponível apenas no canal Canary do Chrome – portanto ainda pode demorar algumas semanas para chegar na versão estável do navegador e para um público mais alargado.

Anteriormente, o suporte a arquiteturas ARM era apenas fornecido para Linux e macOS. A expansão para sistemas Windows aumenta também o número de utilizadores que podem beneficiar do suporte do navegador.

A Google acredita que esta atualização vai trazer melhorias de desempenho, sobretudo para sistemas baseados em processadores da Qualcomm com o Windows, como o Snapdragon 8cx Gen3. A Google estima que a versão estável do Chrome para estes sistemas deve começar a chegar em Junho deste ano.

Ao mesmo tempo, esta novidade vai trazer ainda mais competição entre os navegadores, tendo em conta que Firefox e Edge eram alguns dos exemplos de navegadores que já contam com suporte para ARM no Windows faz algum tempo.