Microsoft Edge regista forte crescimento em Dezembro

Microsoft Edge regista forte crescimento em Dezembro

Com o início de um novo mês, chega a altura de olhar para o mercado dos navegadores, e analisar qual as preferências dos utilizadores durante os últimos tempos.

Os dados da Statcounter relativamente ao uso de navegadores em Dezembro de 2023 já se encontram disponíveis, e revelam alguns detalhes interessantes a ter em conta.

O Microsoft Edge é uma das principais surpresas do mês, tendo registado um aumento na sua participação no mercado, e estando agora como o segundo navegador mais usado.  Este encontra-se atualmente com 11.9% de quota no mercado, cerca de 0.67% a mais do que o mês anterior.

O Google Chrome, como seria de esperar, encontra-se na primeira posição, tendo também registado um crescimento de 0.93%, e contando agora com uma quota de 65.23% no mercado.

O Safari, em contrapartida, encontra-se agora com 8.96%, o que representa uma forte queda de 4.07% face ao mês anterior. Desconhece-se qual o motivo para esta forte e inesperada queda de utilização do navegador da Apple, sobretudo tendo em conta que este é usado sobretudo em dispositivos da Apple apenas.

O Firefox surge em quarta posição, com 7.62% do mercado, e um crescimento de 0.93%. Por fim, o Opera surge com 3.8%, com uma queda de 0.74%. De notar que estes valores dizem respeito ao uso dos navegadores em desktop.

É interessante analisar que o Edge tem vindo a ganhar alguma popularidade nos últimos meses, sobretudo com os incentivos que a Microsoft tem vindo a realizar no navegador para o focar como o navegador principal do Windows.

Ao mesmo tempo, essa tendência pode vir também a mudar, sobretudo na União Europeia, onde a Microsoft vai começar a permitir que o navegador possa ser desinstalado – algo que não era possível até agora.