Nova versão do sistema da Huawei vai deixar de suportar apps do Android

Nova versão do sistema da Huawei vai deixar de suportar apps do Android

Faz alguns meses que se ouvem rumores sobre a próxima geração do sistema operativo dedicado da Huawei, conhecido como HarmonyOS Next. Esta será uma nova geração para o sistema da empresa, que vai contar com algumas mudanças importantes.

Uma dessas mudanças encontra-se a nível do suporte de aplicações do Android. Ao contrário do que ocorre com as versões anteriores, o HarmonyOS Next irá usar uma nova estrutura base do sistema, que o vai tornar incompatível com as aplicações para Android atualmente existentes.

Richard Yu, executivo da empresa, revelou durante um evento recente da marca que o novo sistema vai dispensar o uso de kernel de Linux ou Unix, e como tal, adota algo inteiramente criado pela Huawei para o mesmo. Isto inclui não apenas o kernel, mas também alguns dos sistemas base do mesmo, como é o caso do sistema de ficheiros, linguagem de programação, entre outros.

Como tal, estas mudanças fazem com que o novo sistema seja completamente diferente da base do Android, e portanto, as aplicações que anteriormente corriam no HarmonyOS, deixarão de ser suportadas se tiverem sido criadas com foco no Android.

De acordo com a empresa, existem atualmente mais de 800 milhões de dispositivos com o HarmonyOS instalado, e a marca pretende que este valor aumente consideravelmente durante os próximos tempos. A entidade refere ainda esperar que, até ao final do ano, venham a ficar disponíveis mais de 5000 aplicações nativas para o HarmonyOS Next.

Ao mesmo tempo, como se foca sobretudo para o mercado da China, uma grande parte das maiores empresas locais com apps dedicadas já se encontram a criar as suas adaptações para o novo HarmonyOS, de forma que os utilizadores mantenham acesso aos conteúdos quando eventualmente a nova atualização do sistema ficar disponível.