Nova vulnerabilidade permite recolher dados de VRAM em gráficas

Nova vulnerabilidade permite recolher dados de VRAM em gráficas

Uma nova vulnerabilidade foi descoberta que pode afetar as placas gráficas de várias fabricantes, entre as quais a AMD, Apple, Qualcomm e Imagination Technologies. A falha foi apelidada de LeftoverLocals, e se explorada, pode permitir a recolha de dados da memória – contendo informação potencialmente sensível.

A falha permite que os atacantes possam recolher dados da memória da placa gráfica, sobretudo em sistemas usados para o tratamento de dados de modelos LLM e ML. De acordo com a empresa de segurança Trail of Bits, e dos investigadores Tyler Sorensen e Heidy Khlaaf, a falha foi reportada aos fabricantes afetados antes de ter sido publicamente divulgada.

A falha explora a framework usada em algumas gráficas, que não protege devidamente os dados da memória interna da mesma. Isto permite que os atacantes possam obter acesso aos conteúdos das mesmas, e recolher dados potencialmente sensíveis que estejam a ser usados.

Esta informação será particularmente perigosa em gráficas usadas para tratamento de dados de IA, como modelos LLM e de machine learning.

A falha foi inicialmente descoberta em Setembro de 2023, sendo que as fabricantes afetadas foram informadas da falha na mesma altura. Alguns dos fabricantes já lançaram o patch para corrigir o problema, enquanto que outros ainda se encontram a desenvolver os mesmos, e espera-se que estejam disponíveis durante os próximos dias.

No caso da Apple, por exemplo, a correção foi implementada no iPhone 15, e foram lançadas correções para os chips A17 e M3, mas ainda se encontra presente no M2.

As gráficas da Intel, NVIDIA e ARM não são afetadas por estas falhas, e portanto, não tiveram de lançar correções.