Portugal vai investir 32 milhões de euros no atendimento digital de serviços públicos
O governo aprovou durante esta semana um investimento de 32 milhões de euros, que serão geridos pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), de forma a reformular o sistema de atendimento digital dos serviços públicos em Portugal.
A ideia deste fundo será tornar as plataformas de atendimento digital mais acessível para os utilizadores, melhorando também o funcionamento das mesmas. O investimento será faseado durante os próximos três anos, sendo que, para 2024, estão previstos 14.6 milhões de euros.
Para 2025 o valor passa para os 13 milhões, sendo que em 2026 será o lote final de 3.7 milhões de euros.
A AMA será responsável por adquirir os serviços de consultoria e de melhoramento dos sistemas, bem como da gestão dos programas e projetos para a modernização e reestruturação dos serviços.
Várias plataformas públicas devem encontrar-se englobadas dentro deste investimento, entre as quais encontra-se o portal ePortugal, bem como o sistema de finanças e da Chave móvel digital.