SpaceX testa com sucesso envio de mensagens de texto por satélite

SpaceX testa com sucesso envio de mensagens de texto por satélite

A SpaceX encontra-se a preparar para lançar o seu próprio serviço de comunicações via satélite, que vai permitir aos utilizadores realizarem chamadas de praticamente qualquer local.

A ideia será usar a rede da Starlink para permitir aos utilizadores realizarem chamadas e enviarem mensagens usando a mesma, a partir de qualquer local no planeta. Ao mesmo tempo, a SpaceX pretende que este sistema de comunicação possa ser aplicado em qualquer smartphone recente, sem a necessidade de um sinal de cobertura ou antenas especificas para permitir a comunicação com os satélites.

Agora a empresa confirmou ter realizado o primeiro teste com sucesso ao sistema de comunicação. Usando a rede da T-Mobile, a empresa confirmou a comunicação direta entre os smartphones, enviando uma mensagem em LTE pela rede da Starlink.

confirmação da spacex

A SpaceX tinha enviado, no início de janeiro, mais 21 satélites da Starlink para órbita, seis dos quais estariam equipados com este sistema de comunicação direta, e que permitiram a realização do teste.

O principal destaque da tecnologia da SpaceX encontra-se no facto desta funcionar em qualquer smartphone LTE atual, portanto não é necessário para os utilizadores deixarem de lado os equipamentos que usam atualmente.

No entanto, a tecnologia ainda possui alguns desafios pela frente, algo que a SpaceX também parece encontrar-se ciente. A empresa garante que a rede ainda não é totalmente estável, tendo em contra o número de satélites existentes com a tecnologia de comunicações diretas.

Ao mesmo tempo, este serviço apenas funciona atualmente para mensagens de texto, e brevemente para chamadas de voz. A ideia da empresa será permitir também usar o mesmo sistema para a transmissão de dados móveis, o que iria permitir o acesso à internet pela mesma rede que a Starlink. No entanto, isso apenas se encontra previsto para 2025.