Problemas com YouTube e bloqueadores de publicidade não foram causados pela Google

Problemas com YouTube e bloqueadores de publicidade não foram causados pela Google

O YouTube tem estado bastante ativo em tentar evitar que os utilizadores usem bloqueadores de publicidade na sua plataforma, que atualmente é uma das principais fontes de receita da mesma. No entanto, estas medidas também têm vindo a causar algumas controvérsias junto dos utilizadores.

Em Novembro, alguns rumores indicavam que a Google estaria a atrasar o carregamento de conteúdos do YouTube para utilizadores que acediam via o Firefox, em comparação com o carregamento dos mesmos conteúdos via Chrome – algo que se acredita ter sido derivado de mudanças feitas no sistema contra bloqueadores de publicidade.

Agora, dois meses depois, existem novos problemas a afetar a plataforma que parecem estar novamente relacionados com a forma como o YouTube se encontra a tentar contornar os bloqueadores de publicidade – ou que era o indicado pela comunidade.

Vários utilizadores começaram a notar que, com bloqueadores de publicidade ativos, o YouTube estaria a usar consideravelmente mais recursos dos sistemas, como o processador. A falha parecia ocorrer para utilizadores com bloqueadores de publicidade, mas agora veio a confirmar-se que se trata de uma falha associada com alguns bloqueadores de publicidade em particular – e não do lado da Google.

Ao que parece, o problema estaria em recentes atualizações feitas ao Adblock e Adblock Plus, na versão 5.17.0, que terão causado problemas com os filtros ativos para combater o anti-bloqueio de publicidade no YouTube.

A falha parece ter afetado apenas os utilizadores desta extensão, já que quem usa o uBlock Origin e derivados não foi afetado.

A mais recente atualização do bloqueador de publicidade parece ter resolvido o problema, sendo que os usos de recursos encontram-se agora em valores regulares.