Solus 4.5 chega com importantes atualizações ao sistema

Solus 4.5 chega com importantes atualizações ao sistema

A distribuição de Linux Solus revelou a sua mais recente versão, que conta com atualizações importantes para o sistema. A nova versão 4.5 encontra-se apelidada de “Resilience”, e chega com algumas mudanças importantes para o sistema, que devem fortalecer a segurança e estabilidade do mesmo.

Para começar, o processo de instalação do Solus 4.5 encontra-se agora consideravelmente melhorado, sendo mais simples e intuitivo. Isto foi possível graças à integração do instalador Calamares.

Foi ainda realizada a atualização de diversos softwares no sistema, como o Firefox 121, LibreOffice 7.6.4 e Thunderbird 115.6, juntamente com atualizações dos codecs e conteúdos multimédia.

Uma mudança importante encontra-se no uso do Pipewire como framework de conteúdos multimédia para o sistema, que veio substituir o PulseAudio e JACK. Para sistemas AMD compatíveis, encontra-se ainda o ROCm 5.5, que deve otimizar o processamento via GPU de aplicações como o Blender.

Esta atualização chega ainda com o Linux kernel 6.6.9, que deve otimizar o sistema para o hardware mais recente no mercado, além de contar com melhorias de desempenho. O Budgie 10.8.2 foi também atualizado para garantir a correta otimização ao ambiente desktop.

Os utilizadores podem verificar a atualização mais recente diretamente do site da distribuição.