Threads ultrapassa popularidade da X em downloads nas lojas de aplicações

Threads ultrapassa popularidade da X em downloads nas lojas de aplicações

Embora ainda esteja longe de atingir a popularidade de alguns rivais, o novo Threads do Instagram encontra-se lentamente a tornar-se cada vez mais popular por entre os utilizadores.

Embora algumas fontes apontassem que o Threads estaria a perder tração no mercado depois do seu lançamento, os dados mais recentes apontam que a plataforma pode estar a ganhar cada vez mais utilizadores.

Tanto na Google Play Store como na App Store, os downloads do Threads praticamente triplicaram de valores no mês de Dezembro, colocando a app da rede social por entre as 10 mais descarregadas em cada loja.

Os dados da empresa Appfigures apontam que, durante o mês de Dezembro, a aplicação do Threads registou 12 milhões de novos downloads, tornando-se a 4ª mais descarregada da App Store da Apple. Na Google Play Store registou 16 milhões de downloads, colocando-a na 8ª posição. Em ambas as plataformas, a app registou-se como a sexta mais descarregada para novas instalações.

De relembrar que, depois de ter sido anunciada, a Threads registou um valor recorde de 100 milhões de utilizadores registados em apenas cinco dias. No entanto, a tendência de uso da plataforma caiu consideravelmente nas semanas seguintes.

No entanto, durante o mês de Dezembro, a app registou um aumento considerável de novas instalações, possivelmente devido à integração que a Meta tem realizado da app dentro do Instagram, e também devido ao facto desta ter ficado acessível para os utilizadores na União Europeia.

dados de download da threads

Ao mesmo tempo, a app pode ainda beneficiar da sua integração com o protocolo ActivityPub, que lhe vai permitir comunicar com a mesma rede por onde se encontra o Mastodon e similares, e pode aumentar o alcance dos conteúdos na mesma e dos utilizadores ativos na plataforma.

Em contrapartida, uma das maiores rivais da Threads, a X, registou valores em queda durante o mesmo período. A app da plataforma ainda se encontra a sentir dos efeitos do rebranding, com apenas 8.5 milhões de instalações em Dezembro de 2023, colocando-a a 29 posição por entre as apps mais populares da App Store da Apple, e em 46ª na Google Play. Estes valores ficam muito aquém de outras plataformas sociais, e a rede de Elon Musk é mesmo ultrapassada em popularidade até pela app do Zoom.

Ao mesmo tempo, muitos utilizadores continuam a não gostar da posição da X desde a entrada de Elon Musk na mesma, o que terá afetado fortemente a posição da plataforma no mercado – que tem vindo continuamente a registar quedas.