Windows 11 começa a receber suporte para USB 80 Gbps

Windows 11 começa a receber suporte para USB 80 Gbps

A Microsoft encontra-se a preparar para algumas novidades no Windows 11, que devem adotar as mais recentes tecnologias para o sistema, preparando-o também para o futuro.

Para começar, a Microsoft encontra-se agora a testar o suporte ao padrão USB4 Version 2.0 no Windows 11, o qual vai permitir velocidades de transferências de dados até 80 Gbps via cabos USB-C.

Esta tecnologia também é conhecida como USB 80Gbps ou USB4 Gen4, e foi oficialmente revelada em Setembro de 2022, preparando a chegada ao mercado em novos dispositivos. No entanto, a Microsoft apenas agora se encontra a começar os testes ao suporte deste padrão e de futuros dispositivos com o mesmo.

Numa fase inicial, o suporte ao USB 80 Gbps vai ser realizado apenas em sistemas selecionados, que tenham processadores Intel Core de 14ª geração, como é o caso do Razer Blade 18. No entanto, o padrão é inteiramente compatível com as versões anteriores, portanto os utilizadores podem continuar a usar os seus dispositivos na normalidade.

Para já, o suporte encontra-se a ser testado no Windows 11 Insider Preview Build 23615. Espera-se que eventualmente comece a chegar a outros canais de teste do Windows 11.

Para além desta novidade, a Microsoft também confirmou que o Windows Copilot vai começar a chegar ao ecrã de bloqueio do sistema, permitindo aos utilizadores realizarem algumas ações diretamente pelo assistente de IA. Com isto, os utilizadores podem optar por ter o Windows Copilot a abrir automaticamente cada vez que o sistema é iniciado.

De momento, esta novidade encontra-se a ser disponibilizada por fases, portanto ainda pode demorar alguns meses a chegar a todos os utilizadores. No entanto, foca-se na ideia da Microsoft em integrar o Copilot em ainda mais áreas do sistema.