Windows 11 sem grandes mudanças no uso para o final de 2023
O Windows 11 tem vindo a ser cada vez mais adotado no mercado, mas parece que mesmo com a nova versão 23H2 do sistema, lançada durante o mês de Dezembro de 2023, o uso do mesmo não se alterou de forma significativa.
Os dados da plataforma Statcounter demonstram que o uso do Windows 11 continua estável no último mês de 2023. O sistema passou de uma quota de 26.63% para os atuais 26.54%.
Com o Windows 10 a menos de dois anos de ficar oficialmente em fim de suporte, os consumidores encontram-se a preparar cada vez mais para a migração no Windows 11, e isso nota-se no uso do sistema ao longo dos meses. No entanto, o Windows 10 ainda é o sistema mais usado da Microsoft, com uma quota de 67.46%.
Em parte, ainda existe quem não realize o upgrade para o Windows 11 derivado dos requisitos mais elevados de hardware, que deixam de parte uma grande parte dos sistemas – mesmo que existam formas de contornar estes limites por meios “não oficiais”.
Quanto a versões mais antigas do Windows, ainda existem alguns detalhes sobre as mesmas. O Windows 7 conta com uma quota de 3.34%, seguindo-se o Windows 8.1 com 1.66% e o Windows XP com 0.64%. Obviamente, estes sistemas já se encontram em fim de suporte oficial, portanto os sistemas ainda a usarem os mesmos tratam-se possivelmente de máquinas antigas.