Aplicação nativa de Fotos do Windows vai usar IA para remover objetos
A Microsoft encontra-se a adicionar mais funcionalidades de IA nas suas plataformas, e desta vez a novidade vai chegar nas versões mais recentes do Windows, para quem use a aplicação de Fotos do sistema.
Como se sabe, a aplicação nativa de Fotos do Windows 10 e 11 conta com algumas pequenas funcionalidades para edição de fotos. Estas permitem realizar pequenos ajustes nas fotos, como remover pequenos erros ou cortar a imagem.
No entanto, na mais recente versão da aplicação, a Microsoft encontra-se agora a testar uma nova funcionalidade de Apagador generativo, que basicamente, usa a IA para apagar objetos na imagem, preenchendo esse espaço com um conteúdo associado realista.
Por exemplo, é possível usar esta ferramenta para remover objetos e pessoas no fundo das fotos, que são automaticamente preenchidos com conteúdo relevante para a área, usando para tal a capacidade de IA.
A novidade encontra-se atualmente a chegar para utilizadores do programa Insider, tanto no Windows 10 como no Windows 11. A empresa espera que esta novidade possa ajudar a melhorar as capacidades de edição da aplicação – e como é nativa do Windows, e também uma das mais usadas e simples para os utilizadores.
Ao mesmo tempo, foi também confirmado que algumas das funcionalidades de edição de fotos dentro da app irão também chegar a dispositivos ARM64, que tenham o Windows 11. Até agora, estes não tinham recebido as mais recentes atualizações, nomeadamente com a capacidade de alterar o fundo das imagens ou aplicar blur nas mesmas.