Bloco de Notas prepara-se para receber integração com Copilot

Bloco de Notas prepara-se para receber integração com Copilot

A Microsoft continua a introduzir novas funcionalidades do Windows focadas em usar IA para ajudar a produtividade dos utilizadores, e a mais recente parece encontra-se a nível do Bloco de Notas.

Um dos programas mais antigos do Windows, encontra-se agora a receber melhorias com recurso a IA. Depois de o programa ter recebido suporte a guardar automaticamente os conteúdos, e a abas, agora o mesmo vai receber ainda mais integração com o Copilot.

Os utilizadores podem agora rapidamente pedir ao Copilot para explicar uma informação presente no texto do Bloco de Notas, bastando para tal selecionar o conteúdo, e selecionar a opção “Explicar com o Copilot”.

A funcionalidade encontra-se atualmente em testes, mas parece ser mais uma forma da Microsoft integrar a sua IA no sistema.

Notepad com IA

O conteúdo que os utilizadores selecionem é automaticamente enviado para o Copilot, que passa a explicar o mesmo. Esta funcionalidade pode ser útil para ajudar a explicar determinados conteúdos, mas também pode ser importante para ajudar a pesquisar informações sobre mensagens de erro e outras que normalmente encontram-se em ficheiros de texto.

De momento a novidade encontra-se disponível na versão 11.2401.25.0 do Bloco de Notas, que se encontra disponível para utilizadores do Windows 11 Canary e Dev. Espera-se que venha a chegar para mais utilizadores durante as próximas semanas.