ClubHouse agora permite enviar mensagens de texto… com a sua voz
Durante o período da pandemia, uma aplicação que ganhou bastante destaque no mercado foi o Clubhouse. Criado como uma app para permitir realizar salas de conversa entre utilizadores ou grupos, a aplicação ganhou bastante destaque na altura.
Embora a sua popularidade tenha caído consideravelmente nos últimos tempos, esta ainda continua ativa, e na realidade, tem vindo a receber algumas novidades interessantes. E a mais recente pretende ser uma forma de cativar mais utilizadores para a plataforma.
A aplicação revelou que, agora, os utilizadores podem enviar mensagens de texto para os seus amigos, que serão traduzidas para voz e onde esta seja similar à dos próprios utilizadores que enviaram o conteúdo.
Obviamente, a empresa afirma que para tal encontra-se em uso um sistema de IA, que analisa a voz dos utilizadores e tenta replicar a mesma de forma digital. Este género de sistemas não é propriamente novo, mas agora fica mais acessível para os utilizadores do Clubhouse.
Tudo o que estes necessitam de fazer é gravar algumas frases, sendo que a IA replica os conteúdos. Quando for enviada uma mensagem de texto dentro da plataforma, os utilizadores podem ter a opção de converter a mensagem para voz, onde a mesma será usada.
Quando a voz criada por IA estiver a ser usada, os amigos que recebem a mensagem irão também receber uma notificação a indicar que o conteúdo foi criado por IA. A empresa afirma que, com este sistema, pretende-se melhorar o formato de comunicação entre utilizadores no serviço – que a mesma apelida como sendo praticamente em “tempo real”.
No entanto, a empresa também deixa a nota que existem algumas situações onde os conteúdos podem ser incorretamente convertidos. Por exemplo, frases como “ahahah” serão incorretamente interpretadas pelo sistema.
Para quem não pretenda usar a sua própria voz, a plataforma também fornece a opção de usar um conjunto de vozes padrão, que podem dar mais “vida” ao texto enviado.
De momento estas novidades apenas se encontram disponíveis para utilizadores nos EUA, mas espera-se que venham a ficar disponíveis para mais utilizadores no futuro, e eventualmente para mais países.