Google revela novo modelo Gemini 1.5 com várias melhorias

Google revela novo modelo Gemini 1.5 com várias melhorias

Durante o dia de ontem, o mundo da Inteligência Artificial recebeu várias novidades. Entre estas encontra-se o novo Sora, o sistema da OpenAI que permite converter texto em vídeos, mas também algumas novidades por parte da Google.

Uma delas foi a revelação do novo modelo Gemini 1.5. Este novo modelo de IA da Google pretende ser uma melhoria face ao modelo original, com mais desempenho que se encontra no Gemini Ultra.

A Google afirma que o novo modelo foi criado para ultrapassar as capacidades do Gemini 1.0 Ultra, usando ao mesmo tempo menos recursos a nível de hardware.

Uma das grandes novidades deste modelo encontra-se na capacidade de usar um milhão de tokens de contexto, enquanto que o modelo original do Gemini Ultra apenas permitia 128,000. Este aumento permite que mais conteúdos e informação possam ser processados pela IA.

Como exemplo, a Google garante que este é suficiente para processar a informação de uma hora de vídeo, 30 mil linhas de código de programação e 700 mil palavras diferentes. A Google demonstrou as capacidades do modelo usando transcrições e vídeos silenciosos da missão da Apollo 11.

Demis Hassabis, cofundador da DeepMind, afirma que este aumento do contexto permite à IA fornecer respostas mais completas, e processar ainda mais dados, com apenas uma questão.

De notar que, para já, o Gemini 1.5 encontra-se apenas disponível para alguns programadores dentro do ambiente do Vortex AI. Espera-se que venha a ficar disponível para mais utilizadores no futuro, com os utilizadores interessados a poderem registar-se para obter acesso no site da empresa.