Edge testa nova forma de realizar pesquisas na interface

Edge testa nova forma de realizar pesquisas na interface

A Microsoft tem vindo a trabalhar em algumas novidades para o Edge nas últimas semanas, e a mais recente pode vir a alterar algumas das funções na interface do navegador.

Ao que parece, a Microsoft encontra-se a testar uma nova alteração para a barra de endereços do Edge, onde agora a barra de pesquisa iria surgir separada da barra de endereços.

Esta mudança permite que as duas secções sejam separadas uma da outra, de forma que exista uma zona dedicada apenas para a pesquisa. Isto pode ajudar alguns utilizadores a pouparem cliques na altura de procurar novos conteúdos.

Atualmente o Edge usa a barra de endereços também como barra de pesquisa, imitando o que se encontra em outros navegadores como o Chrome. Quando se começa a escrever nesta barra, os utilizadores podem digitar um site em particular, ou apenas um termo, de onde se inicia a pesquisa para o motor de pesquisa padrão no navegador.

imagem de pesquisa do edge

De momento os testes parecem estar a ser feitos de forma aleatória no Microsoft Edge Canary, mas espera-se que venham a ficar disponíveis para mais utilizadores nas próximas semanas. Além disso, a empresa deve ainda dar a possibilidade de os utilizadores configurarem se pretendem ou não esta barra de pesquisa separada – para se adaptar às preferências de cada um.

Para já, quem pretenda testar a novidade tem de criar um atalho para o Microsoft Edge Canary, que tenha o seguinte comando “–enable-features=msSearchBoxInToolbar,msSearchBoxInToolbarSearchInteractionTrigger,msSearchBoxInToolbarShownTrigger”. O navegador deve ainda ser iniciado por este atalho para que a funcionalidade fique disponível.

De momento ainda não existe uma flag para ativação no Edge que permite manter esta configuração permanente.