Epic Games confirma Fortnite no iOS graças à Lei dos Mercados Digitais

Epic Games confirma Fortnite no iOS graças à Lei dos Mercados Digitais

Era algo que se esperava, mas as novas leis da União Europeia vão finalmente fazer com que a Epic Games volte a colocar Fortnite no iOS – embora de forma “não oficial” pela App Store.

A nova Lei dos Mercados Digitais da União Europeia vai abrir portas a que os programadores possam instalar apps no iOS, sem terem de passar diretamente pela App Store. E a Epic Games vai ser uma das primeiras a, oficialmente, tirar proveito disso com Fortnite.

Numa nova mensagem publicada no blog da empresa, esta deixa algumas das ideias para o jogo ao longo de 2024. Uma delas passa por disponibilizar o mesmo para o iOS, aproveitando as medidas que a Lei dos Mercados Digitais fornecem – embora esteja limitado para utilizadores na zona europeia.

De acordo com a Epic Games, a empresa terá recebido permissão para criar a sua própria App Store no iOS, o que vai permitir criar a sua própria loja de aplicações, para fornecer títulos como Fortnite aos utilizadores de dispositivos da Apple. A mensagem da empresa congratula ainda a nova legislação, que vai de encontro com as ideias da empresa e com algo que o CEO da mesma, Tim Sweeney, também defende.

De relembrar que Fortnite foi removido tanto da App Store da Apple como da Play Store da Google depois de ter integrado um sistema de pagamentos dedicado, de forma a contornar a necessidade de pagar a taxa adicional de ambas as plataformas em pagamentos in-app.

A empresa refere ainda que a Epic Games Sweden AB será responsável pela criação da nova Epic Games Store para iOS na Europa, onde vão encontrar-se alguns dos títulos da empresa – e claro, Fortnite será o grande destaque.