Flipper Zero vai ser banido do Canadá após onda de assaltos
O governo do Canadá encontra-se a preparar para aplicar um bloqueio geral nas vendas do Flipper Zero, depois de uma onda de assaltos que se encontra a ocorrer no pais derivado do mesmo.
O Flipper Zero é um reconhecido dispositivo usado para teste de sistemas e de hardware, que tem vindo a ganhar bastante popularidade no mercado por ser bastante interativo, simples de usar e poderoso nas tarefas que pode realizar.
No entanto, estas capacidades estão também na origem de alguns problemas, sobretudo no Canadá, onde o dispositivo se encontra a ser usado para vários roubos. O primeiro ministro François-Philippe Champagne, a partir da X, revelou que existem vários criminosos que se encontram a usar novos dispositivos para realizar o roubo de viaturas.
Com isto em mente, François-Philippe Champagne afirmou que vai ser aprovada em breve uma nova legislação, que bane a venda de dispositivos que podem ser usados para este género de crimes, de onde se encontra o Flipper Zero.
As autoridades referem que, a cada seis minutos, um carro é assaltado no Canadá, com um total de 90.000 veículos afetados por ano.
Apesar de o governo indicado que o Flipper Zero é um dos responsáveis por estas ondas de roubos, a Flipper Devices, entidade responsável pelo fabrico do dispositivo, aponta que o mesmo não pode ser usado para roubar veículos fabricados nos últimos 24 anos.
Isto porque os sistemas mais recentes de veículos possuem sistemas seguros de encriptação e de chaves aleatórias, que não podem ser facilmente contornados com os equipamentos no mercado.