Google Fotos vai usar atividade dos utilizadores para melhorar memórias
Muitos utilizadores usam a plataforma do Google Fotos para guardarem as suas fotos e vídeos capturados de diferentes dispositivos. Este é um local onde os mesmos podem guardar os seus conteúdos de forma segura e organizada.
Uma das funcionalidades existentes na plataforma é o sistema de “Memórias”. Este permite criar pequenas Stories ou vídeos com os conteúdos que os utilizadores tenham nas suas contas – seja associado a pessoas, animais de estimação, eventos ou lugares.
Estas memórias podem ajudar os utilizadores a recordar certos momentos da vida, mas nem sempre possuem os conteúdos que sejam de maior interesse para os utilizadores. No entanto, a empresa encontra-se agora a trabalhar em algumas melhorias, entre as quais encontra-se uma nova opção, que pode personalizar as memórias com base nas atividades dos utilizadores.
Com este sistema, a Google poderia analisar os padrões de como os utilizadores usam as memórias, para adaptar as mesmas aos conteúdos que sejam das preferências dos utilizadores. Entre estes encontra-se analisar o tempo que cada um passa em determinadas fotos, as interações, entre outras.
O objetivo será usar essa informação para tornar as memórias mais relevantes para cada um, que tenha com base um sistema adaptado a cada utilizador – invés de usar apenas IA para tentar encontrar os conteúdos que sejam “melhores”.
De momento, esta novidade parece encontrar-se em testes apenas na versão web da plataforma, e apenas para alguns utilizadores, mas é possível que venha a ficar disponível brevemente também para as aplicações em dispositivos móveis – e para mais contas.