MariaDB pode estar em vias de ser adquirida por 37 milhões de dólares
A MariaDB, entidade responsável pelo popular servidor de bases de dados com o mesmo nome, pode estar em vias de ser adquirida por uma nova entidade. A empresa confirmou ter recebido uma proposta de compra por parte da firma K1 Investment Management.
As negociações ainda se encontram a decorrer, portanto, nada de concreto existe para já, mas a K1 encontra-se interessada na aquisição da MariaDB e das suas tecnologias. A aquisição envolveria a totalidade das ações da MariaDB, com um preço final de 0.55 dólares por ação, o que corresponde a cerca de 37 milhões de dólares.
Esta notícia surge numa altura que a entidade encontra-se a sofrer fortes reformulações, com a entrada de um novo CEO e alguns cortes e reajustes internos.
De relembrar que a MariaDB surgiu como um fork do MySQL faz mais de 15 anos, depois de receios que a independência da plataforma poderia ser colocada em causa após a aquisição milionária da empresa pela Oracle – algo que viria a confirmar-se em 2009.
Atualmente, a MariaDB é considerada uma substituição “drop-in” ao MySQL, que funciona na base do mesmo e conta com consideráveis melhorias para quem não pretenda usar a versão original.
A MariaDB viria a tornar-se uma entidade publica em Dezembro de 2022, mas os resultados financeiros da empresa ficaram aquém do desejado. Desde então, a empresa tem vindo a procurar alternativas de financiamento.
A proposta da K1 ainda não é inteiramente formal, portanto a mesma pode sofrer alterações ou até nem se realizar de todo. No entanto, a K1 encontra-se a comprar as ações da empresa com um “premium” do valor final – que se encontrava a 0.19 dólares por ação a 5 de Fevereiro.
A K1 também possui o historial de realizar largas aquisições ao longo dos anos, com várias outras entidades em seu nome, e muitos analistas apontam que poderá ser uma das melhores apostas para a compra da MariaDB a longo prazo.