Microsoft, Apple, Google e outras trabalham para melhorar experiência dos navegadores

Microsoft, Apple, Google e outras trabalham para melhorar experiência dos navegadores

A Microsoft, juntamente com o apoio da Apple, Google, Firefox e outras, revelou o novo projeto Interop 2024. Este será a continuação de um esforço conjunto entre os principais navegadores no mercado, para se tornarem capazes de fornecer uma experiência consistente para os utilizadores entre todos os sistemas onde se encontrem.

A ideia do projeto será criar tecnologias que podem ser usadas em qualquer navegador, e que funcionam de igual forma pelos mesmos. Assim, os utilizadores podem beneficiar dos conteúdos independentemente do navegador que usem, e do sistema onde se encontram.

O objetivo passa por evitar que sejam criadas tecnologias que poderão ficar limitadas apenas a alguns navegadores em particular, causando fragmentação no mercado, e eventualmente, uma experiência abaixo do desejado conforme os navegadores usados.

O projeto foi inicialmente lançado em 2021, com o nome Compat 2021, mas alterou-se para Interop 2022 no ano seguinte. O mesmo tem sido renovado anualmente por entre todas as entidades, que inclui nomes como a Microsoft, Google, Mozilla e outras associadas com a criação de navegadores no mercado.

Segundo a Microsoft, este projeto tem vindo a ajudar a diminuir as inconsistências entre navegadores, nomeadamente a nível do design CSS e elementos de páginas web. Para este ano, a entidade pretende melhorar alguns aspetos dos elementos CSS e HTML.

Os utilizadores podem também acompanhar o que tem vindo a ser feito como parte deste projeto no site oficial do mesmo, onde se encontram algumas das ideias a melhorar para o futuro.