Microsoft pretende evitar reinicio do Windows 11 para instalar atualizações

Microsoft pretende evitar reinicio do Windows 11 para instalar atualizações

Qualquer utilizador do Windows sabe certamente o longo processo de ter de reiniciar o computador para terminar a instalação de atualizações. Este processo é necessário para que as atualizações e as respetivas alterações das mesmas entrem em efeito – e algumas apenas podem ser realizadas no momento em que o sistema arranca ou é desligado.

No entanto, a Microsoft pode estar a trabalhar em algo para reduzir essa necessidade. No Windows 11 Insider Preview Build 26058, disponível para utilizadores do programa Insider nos canais Dev e Canary, foi recentemente descoberto que a Microsoft está a trabalhar num novo sistema de atualizações.

Apelidado de “hot patching”, este novo sistema iria permitir a instalação de atualizações no Windows 11 enquanto o mesmo se encontra a ser executado, dispensando a necessidade de reiniciar o sistema para terminar a instalação. Desta forma, o sistema poderia ser atualizado sem impacto na experiência dos utilizadores, e manteria o mesmo protegido de eventuais falhas.

A Microsoft parece encontrar-se a testar este novo sistema com a build 26058, que deverá ser conhecida como a versão 24H2. Embora ainda se desconheça os planos da Microsoft para este novo sistema, alguns especialistas apontam que a ideia poderá ser para fornecer os patches mensais de segurança no Windows, evitando que os utilizadores tenham de reiniciar o sistema.

Embora este sistema possa reduzir consideravelmente a necessidade de reinício do Windows para instalar as atualizações, não irá evitar que tal tarefa ainda possa ser necessária. Existem certos serviços que apenas podem ser atualizados com um reinício completo do sistema, e que exigem essa necessidade.

No entanto, espera-se que o sistema possa reduzir consideravelmente essa necessidade no futuro.

Ao mesmo tempo, ainda se desconhece se esta funcionalidade irá chegar para todos os utilizadores do Windows 11, ou será focada apenas para as versões empresariais, como a Enterprise e Education – onde normalmente o reinicio dos sistemas é realizado de forma mais controlada.