Nova versão dos drivers de chipset da AMD corrige problema de suspensão no Windows

Nova versão dos drivers de chipset da AMD corrige problema de suspensão no Windows

Durante esta semana, a AMD lançou uma nova versão dos drivers para o seu chipset, que contam com várias melhorias para os mesmos. Esta atualização é algo rara de ser realizada, portanto será certamente importante para utilizadores de sistemas AMD realizarem a atualização.

Embora a lista de mudanças indicadas pela AMD tenha sido bastante limitada, agora vão ser reveladas algumas das correções mais importantes implementadas com a nova versão. Uma delas diz respeito a um bug antigo com o sistema de standby do chipset.

A AMD atualizou os drivers Micro PEP (Platform Extension Plug-in), que é responsável por gerir o estado de “sleep” do Windows via o ACPI. Esta atualização veio trazer uma correção importante para os utilizadores do sistema, que em alguns casos, poderia impedir o Windows de ser colocado em suspensão corretamente.

Foi também corrigido um bug que, em certos sistemas, poderia impedir os mesmos de arrancarem corretamente, causando com que o sistema ficasse bloqueado no estado de suspensão.

Estas correções focam-se para a mais recente versão do Windows 11, mas também devem corrigir problemas com o Windows 10. Além disso, a atualização chega ainda com as tradicionais melhorias a nível de desempenho, e correções diversas de bugs e outras falhas identificadas ao longo dos meses.

Foram ainda feitas correções relativamente a leitura de informações dos sensores do sistema, que em alguns casos poderiam reportar dados incorretos para os programas de monitorização de hardware.

Os utilizadores são aconselhados a atualizarem o mais rapidamente possível para a nova versão dos drivers do chipset, de forma a obterem todas as regalias de tal processo.