Nvidia pretende investir 30 mil milhões de dólares para produzir chips dedicados

Nvidia pretende investir 30 mil milhões de dólares para produzir chips dedicados

O setor da Inteligência Artificial encontra-se a evoluir de forma considerável, com várias empresas a apostarem no desenvolvimento das suas tecnologias para este mercado. A NVIDIA é certamente uma delas, que tem vindo a investir consideráveis quantias na IA.

No entanto, a competição e rivalidade no mercado podem agora encontrar-se a aumentar a pressão para esta entidade, o que obriga a mesma a desenvolver novas tecnologias para o mercado.

De acordo com a Reuters, a NVIDIA terá investido mais de 30 mil milhões de dólares para a construção de novas soluções de produção de chips personalizados. Estes serão focados, sobretudo, para o mercado da IA e no desenvolvimento de tecnologias para o mesmo. Microsoft, Meta, Google e OpenAI serão algumas das entidades das quais a NVIDIA estará em conversações, para tentar distribuir estes novos chips.

Ao mesmo tempo, a NVIDIA pretende também expandir o seu mercado no desenvolvimento de chips personalizados, não apenas para IA, mas também para outros setores. Por exemplo, a AMD é a mais conhecida neste campo, tendo criado processadores dedicados para as consolas da Xbox e PlayStation.

A ideia da NVIDIA passa por apostar também nesta área, criando as suas próprias soluções para futuros produtos a chegarem ao mercado.

De relembrar que, desde o início do foco em IA no mercado, a NVIDIA tem investido consideravelmente na tecnologia. As vendas da H100 para centros de dados são um dos melhores exemplos disso mesmo, onde a empresa também recebe uma das maiores margens de lucros.

Embora apenas custe à NVIDIA umas centenas de dólares produzir a H100, esta vende a placa por entre 25 e 60 mil dólares para os clientes.

No final, espera-se que a NVIDIA venha a ter um forte investimento para o futuro em soluções mais personalizadas, para diferentes mercados, o que pode traduzir-se em mais vendas para a entidade.