OpenAI acusa New York Times de ter “hackeado” o ChatGPT

OpenAI acusa New York Times de ter “hackeado” o ChatGPT

Em meados de Dezembro de 2023, o The New York Times processou a OpenAI e a Microsoft, por alegadamente usarem conteúdos da sua plataforma, mais concretamente noticias, para treino dos modelos de IA do ChatGPT, sem autorização para tal.

A empresa afirma que os sistemas da OpenAI usam os conteúdos do portal para treino dos modelos de IA, e que podem ser também usados para contornar alguns dos artigos pagos na plataforma, sendo que foram apresentados mais de 100 exemplos de tal no tribunal. No entanto, o caso sofre agora alguns desenvolvimentos, desta vez com a resposta da OpenAI.

De acordo com a OpenAI, esta acusa o New York Times de ter realizado “hacking” do ChatGPT e dos seus modelos para obter os resultados pretendidos. De acordo com a OpenAI, a organização de notícias terá pago para que alguém descobrisse um bug no sistema do ChatGPT, de forma a que este fornecesse os resultados que a entidade pretendia para o caso.

A empresa afirma que foram necessários milhares de comandos bastante específicos para que o ChatGPT criasse os resultados que foram apresentados ao tribunal, o que terá sido apenas possível através da descoberta e exploração de bugs na plataforma do ChatGPT.

Os comandos usados na plataforma estariam ainda em violação dos termos da OpenAI, com a intenção de criar conteúdos finais bastante específicos para o seu caso.

Ao mesmo tempo, a OpenAI afirma ainda que, em 2020, quando a empresa revelou o seu modelo GPT-3, o The Times foi uma das instituições que se demonstrou entusiasmada com o potencial da tecnologia, e como esta poderia vir a ser útil tanto para o mercado em geral como também para a própria entidade e os conteúdos que esta cria.

De notar que o caso também coloca a Microsoft no mesmo, nomeadamente com o seu motor de pesquisa do Bing. O NYT acusa a Microsoft de usar o serviço “Browse by Bing”, que é suportado pelo ChatGPT, para criar conteúdos bastante similares aos que existem em alguns dos sites da plataforma de noticias, nomeadamente a nível de reviews de produtos com o site Wirecutter.