OpenAI pode ter interesse na compra de fabricante de chips IPU

OpenAI pode ter interesse na compra de fabricante de chips IPU

A OpenAI pode estar a preparar-se para dar um novo passo no desenvolvimento das suas tecnologias, com os rumores que poderá vir a adquirir um novo fabricante de chips dedicado.

De acordo com os mais recentes rumores, a OpenAI pode estar interessada em adquirir a empresa Graphcore, que é conhecida pelo fabrico de chips. A empresa sofreu duros cortes devido às sanções importas pelo governo dos EUA na China, que limitou consideravelmente a venda de chips na região – e afetou uma das principais áreas de atuação da mesma.

Apenas durante o ano passado, a empresa registou perdas de 46% das receitas, e encontra-se agora à procura de novos investimentos. Com isto em mente, os rumores apontam que a OpenAI pode ser uma das interessadas em adquirir a empresa, com a ideia de começar a produção de processadores dedicados para tarefas de Inteligência Artificial.

Outra interessada na compra seria a Softbank, empresa detentora da ARM. No entanto, as conversações para tal ainda se encontram numa fase bastante inicial, portanto desconhecem-se detalhes sobre qual das partes estaria mais interessada na aquisição ou investimento.

De notar que a Graphcore é mais conhecida pela produção de IPU. Os chips IPU (Intelligence Processing Units) são unidades de processamento especializadas projetadas para lidar com cargas de trabalho específicas relacionadas à inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Enquanto os processadores tradicionais, como CPUs (Unidades de Processamento Central) e GPUs (Unidades de Processamento Gráfico), são projetados para lidar com uma ampla variedade de tarefas de computação, os chips IPU são otimizados para tarefas específicas de IA, como treinamento e inferência de modelos de ML.

Tendo em conta que esta será a área de atuação da OpenAI, certamente a compra iria ter vantagens para a empresa, sobretudo na redução de custos para o uso das suas plataformas e treino de modelos LLM para usar em funcionalidades como o ChatGPT.