Windows 11 24H2 está a causar erros em alguns sistemas

Windows 11 24H2 está a causar erros em alguns sistemas

Durante esta semana, a Microsoft começou a disponibilizar para os canais Canary e Dev a nova build 26052, que será a primeira dentro da atualização do Windows 11 24H2. Esta atualização chega, para já, com poucas novidades, mas quem tenha atualizado os seus sistemas pode também ter verificado algumas dores de cabeça.

Ao que parece, a atualização parece estar a causar algumas falhas em certos sistemas. Alguns utilizadores encontram-se a confirmar que a atualização está a causar erros relacionados com o sistema, que ocorrem durante o uso do mesmo, mas também durante o processo de atualização.

Vários utilizadores parecem estar a confirmar que, ao tentarem atualizar para a nova build, o processo encontra-se a falhar com o código de erro 0XC1900101. Este código não é muito claro sobre a origem dos erros, mas ocorre em conjunto com um ecrã de erro com a mensagem “GSOD SYSTEM_PTE_MISUSE”.

A falha parece encontrar-se apenas para alguns sistemas, já que existem utilizadores que reportam terem feito a atualização sem problemas. Portanto, poderá dever-se a alguma causa específica dos sistemas afetados.

Até ao momento a Microsoft não deixou detalhes sobre o erro, mas espera-se que venha a ser corrigido em futuras atualizações. Para já, quem esteja com problemas em atualizar, o recomendado será que se mantenha na build anterior.