Windows Server 2025 vai permitir comando conhecido do Linux

Windows Server 2025 vai permitir comando conhecido do Linux

A Microsoft tem vindo a integrar algumas funcionalidades do Linux no Windows faz algum tempo, mas com a chegada do novo Windows Server 2025, a empresa encontra-se agora a fornecer uma nova forma dos administradores obterem permissões administrativas no sistema.

Com a nova versão do Windows Server, os utilizadores podem agora usar o comando sudo diretamente do terminal. Este comando é bem conhecido por utilizadores do Linux, por permitir obter permissões administrativas no sistema, para executar certos comandos.

O comando permite que utilizadores sem permissões administrativas possam, temporariamente, executar comandos com as mesmas, sem terem diretamente de alternar entre contas.

Esta nova funcionalidade pretende ser uma forma de os utilizadores do Windows Server 2025 poderem também realizar o mesmo procedimento. Atualmente é possível executar o Terminal com permissões administrativas, mas tal medida necessita de ser executada no momento em que o terminal é aberto, e mantêm-se ativa durante toda a sessão.

Com o comando sudo, os utilizadores podem rapidamente elevar os privilégios, sem terem de alternar para um formato mais “permanente”.

A funcionalidade ainda requer que os utilizadores alterem as configurações do Windows para permitir o comando sudo, o que pode ser feito pelas Definições do mesmo. No entanto, será certamente um ponto importante para ter em conta com a nova versão do sistema da Microsoft, focado em servidores.