Yandex vai ser vendida a investidores russos por 5.2 mil milhões de dólares
A Yandex, um motor de pesquisa focado sobretudo para utilizadores na Rússia, confirmou que vai ser vendido para um grupo de investidores russos. A Yandex NV, empresa mãe do motor de pesquisa, confirmou o negócio durante o dia de hoje.
De acordo com o comunicado, o negócio encontra-se avaliado em 5.21 mil milhões de dólares, sendo que a venda será feita sobretudo a investidores sediados na Rússia, com ligações ao grupo Lukoil.
O fundo de investimento criado para esta compra, Consortium.First, irá liderar o motor de pesquisa, sistema de publicidade e outros serviços da plataforma, que geram 95% das receitas da empresa.
Esta é uma das maiores negociações de empresas da Rússia desde a invasão da Ucrânia em 2022. A empresa tinha vindo a tentar distanciar-se dos investidores fora da Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, devido às tensões no mercado.
Como parte da compra, a Yandex NV vai receber 5.21 mil milhões de dólares, separados entre dinheiro e ações da empresa. Atualmente a Yandex encontra-se avaliada em 10.2 mil milhões de dólares na bolsa de Moscovo.
John Boynton, executivo da empresa, referiu que este negócio vai permitir aliciar novos investimentos para a entidade, e poderá ajudar a marca a crescer os seus negócios locais no futuro.
O negócio também vai permitir que se retire algumas ligações com entidades fora da Rússia por parte da empresa, mantendo a Yandex como uma entidade focada particularmente para o mercado Russo.