YouTube agora permite usar vídeos musicais nos Shorts

YouTube agora permite usar vídeos musicais nos Shorts

Os criadores de conteúdos no YouTube agora contam com uma nova funcionalidade para os Shorts, onde podem adicionar vídeos de música nas suas criações diretamente da plataforma.

Com esta novidade, os utilizadores podem rapidamente criar “remixes” de vídeos musicais na plataforma de vídeos, em formato curto. Esta novidade surge aproveitando uma das capacidades que plataformas rivais, como o TikTok, não possuem, que será um acesso vasto a vários conteúdos musicais.

Ao mesmo tempo, surge também numa das melhores alturas para a plataforma, depois da Universal Music Group ter removido várias músicas do TikTok derivado de desacordos a nível das licenças e pagamentos, que afetam conteúdos da Taylor Swift, Billie Eilish e outros bastante reconhecidos.

A partir de agora, quando os utilizadores usarem a ferramenta de Remix do YouTube para criar Shorts, podem fazer a tarefa também em vídeos musicais, contando com várias opções disponíveis. É possível usar apenas o som para criar um conteúdo próprio, ou cortar uma parte do vídeo. É também possível usar o “Ecrã verde” para colocar a pessoa em destaque com o vídeo como fundo.

Para usar a novidade, os utilizadores apenas necessitam de aceder ao vídeo que pretendem usar, com a música, e carregar no botão Remix. As opções devem surgir de seguida no menu.

O YouTube alerta, no entanto, que os utilizadores não poderão usar esta novidade em todas as músicas disponíveis na plataforma, visto que em alguns casos os artistas podem ter optado por evitar o uso dos seus conteúdos em Shorts.

Esta novidade certamente que será interessante para os criadores de conteúdos no YouTube Shorts, que também tem vindo a revelar-se uma plataforma de peso para quem procura uma alternativa ao TikTok.