American Express confirma roubo de dados de clientes por entidade terceira

American Express confirma roubo de dados de clientes por entidade terceira

A American Express encontra-se a alertar alguns dos seus clientes para a possibilidade de alguns dos seus dados pessoais terem sido expostos por uma entidade terceira que trabalha com a empresa.

Segundo o comunicado da entidade, a American Express não terá sido diretamente a entidade afetada, mas sim um parceiro da empresa, que poderia conter alguns dados dos clientes da mesma. Esta entidade terá sido alvo de um ataque informático, de onde a informação terá sido recolhida.

A entidade afirma que o ataque pode ter comprometido não apenas informação dos clientes, com dados pessoais, mas também dados de pagamento usados em várias instituições, o que inclui os dados do cartão de crédito.

Os atacantes podem ter obtido acesso também aos números das contas de clientes American Express, juntamente com nomes e datas de validade dos seus cartões. De momento ainda se desconhece o número de clientes potencialmente afetados por este roubo de dados.

Embora a empresa tenha indicado que o ataque terá ocorrido de uma entidade externa, o comunicado da mesma não deixou detalhes sobre a entidade em questão. A empresa afirma estar, no entanto, a trabalhar com a mesma para resolver a situação, tendo as autoridades sido igualmente alertadas.

A empresa encontra-se ainda a analisar os clientes potencialmente afetados por este ataque, de forma a informar diretamente os mesmos. A empresa sublinha ainda que, caso os clientes sejam afetados por transações fraudulentas derivado deste roubo de dados, não terão os seus fundos comprometidos, com a empresa a garantir a devolução dos mesmos.

Ainda assim, será recomendado que os clientes de cartões American Express tenham particular atenção a possíveis esquemas e burlas usando esta informação, bem como mantenham as transações atentas para potenciais roubos.