Android 15 pode permitir ligação via satélite sem hardware dedicado

Android 15 pode permitir ligação via satélite sem hardware dedicado

Tendo em conta as recentes alterações no código do Android AOSP, o sistema da Google pode vir a suportar brevemente o envio de mensagens via satélite sem que se tenha de usar hardware dedicado para tal.

Os sistemas de comunicação via satélite começaram a ficar cada vez mais populares no mercado dos smartphones, sendo que vários modelos já possuem formas de comunicar por este meio em caso de emergência. No entanto, para essa comunicação, é necessário existir hardware dedicado que permita enviar as mensagens nesse formato para satélites em torno da Terra.

Porém, a Google parece estar a trabalhar em algo que pode ir um pouco mais além, permitindo a mesma comunicação, mas sem a necessidade de hardware dedicado.

Mishaal Rahman revelou ter descoberto algumas alterações no código do Android, no que irá ser o Android 15, que indicam a possibilidade de um sistema da Google capaz de enviar mensagens via satélite sem hardware dedicado – e que teria a capacidade tanto de enviar como receber essas comunicações.

imagem da página das configurações

A descoberta diz respeito apenas a uma página onde se encontram as configurações para uso desse serviço, mas infelizmente, a mesma não deixa muitos detalhes do que esperar do sistema. Algo que se sabe seria que este sistema permite a comunicação via satélite com qualquer contacto, e não apenas com serviços de emergência, como acontece em alguns dos modelos mais recentes no mercado.

O texto na página das configurações indica que, quando não existir ligação de dados móveis ou WiFi, os utilizadores serão automaticamente ligados a um satélite, para permitir o envio das mensagens. No entanto, existem alguns pontos a ter em conta, como o facto de ser necessário estar numa zona de céu descoberto, e que a funcionalidade encontra-se limitada a algumas regiões.

Infelizmente ainda se desconhecem detalhes de como este sistema iria funcionar, mas espera-se que mais informações venham a ser reveladas nas próximas semanas, conforme mais atualizações do Android venham a ser integradas.

É importante notar que a SpaceX encontra-se também a desenvolver um sistema de comunicação via satélite, que iria funcionar em qualquer smartphone sem que tenha de ter hardware dedicado para tal. A ideia da Google pode passar por algo parecido, mas focado para dispositivos Android.